Síndrome de Kleine-Levin


A Síndrome de Kleine-Levin (SKL) caracteriza-se pela trilogia dos sintomas: hipersônia (diurna e noturna), hiperfagia e hipersexualidade. Ainda podem ser acrescentados à trilogia clássica: irritabilidade e apatia.

A SKL foi descrita pela primeira vez em 1925 e 1929 por Klein e Levin. É uma perturbação crônica (com duração variável, em torno de 8 anos), paroxística (com períodos críticos de "ataques", que persistem por cerca de 10 dias e que recorrem três a quatro vezes por ano) e bastante incapacitante (tanto para as tarefas intelectuais quanto para a vida profissional e social), embora seja "autolimitada" quanto ao tempo de evolução, isto é, terminando, espontaneamente, com ou sem tratamento.

É bastante rara, chegando alguns estudos a mencionarem que até 2004 eram apenas 500 casos registrados em todo mundo. Acredita-se que seja subdiagnosticada.


EPIDEMIOLOGIA

Mais frequente entre homens, ainda que alguns estudos apontem 21% de mulheres acometidas.

Há divergências quanto à idade em que geralmente ocorre o primeiro episódio: alguns trabalhos mencionam primeiro episódio na adolescência como típico, outros o primeiro episódio na segunda década. Dando continuidade aos sintomas na segunda ou terceira décadas de vida.


ETIOLOGIA

Ainda de causa desconhecida. Suspeita-se que seja uma doença auto-imune desencadeada por vírus, vez que a maioria dos casos principia após uma infecção viral (semelhante à influenza, síndrome gripal), com febre mediana e amidalite.


QUADRO CLÍNICO

Durante os episódios

Os episódios podem ser precedidos por uma fase prodrômica que dura de 1 a 3 dias com: mal-estar, cefaléia e letargia.

Os ataques de sonolência surgem e terminam repentinamente e duram de dias a semanas. A pessoa dorme por 18, 20h seguidas. Os intervalos de normalidade entre os ataques podem durar: semanas, meses, até anos.

Outro sintoma é o consumo de grandes quantidade de comida, que pode se dar pela hiperfagia ou pelo binge eating (compulsão alimentar, ficar comendo toda hora). Com marcante predileção por doces e chocolate. A hiperfagia ou o binge eating podem não estar presentes em todos os ataques de hipersonia.

Alguns trabalhos mencionam que a hiperssexualidade somente se apresenta em 1/3 dos pacientes, sendo muito mais frequente em homens. A desinibição social também é marcante.

Além disto, humor eufórico é o mais frequente: com o indivíduo acometido tagarelando, cantando, inquieto, nas horas em que não está dormindo. mas labilidade emocional e depressão também são encontrados.

Podem apresentar ainda idéias delirantes persecutórias e alucinações visuais.

Alguns casos apresentam ainda confusão mental leve.

Após os episódios

Há uma amnésia, pelo menos parcial, envolvendo os fatos ocorridos durante o "ataque".

Quase todos os pacientes são normais entre os episódios, entretanto alguns apresentam alterações do humor (irritabilidade, desânimo, etc) e prejuízos cognitivos como facilidade para esquecer.


DIAGNÓSTICO

É clínico.

Durante o "ataque" a polissonografia pode mostrar uma diminuição do sono de ondas lentas com múltiplos episódios de despertar a partir da fase 2. O Teste de Latência de Sono Múltiplos (MSLT) pode evidenciar um sono REM de início tardio.


DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Narcolepsia: os "ataques"de sono são muito breves e não costumam durar mais que meia hora.

Apnéia do sono: não são ataques, mas uma sonolência crônica.


TRATAMENTO

O lítio aparece em todos os trabalhos como terapêutica. Outras medicações adjuvantes, especificamente para os ataques, são: modafinil e metilfenidato.


COMPLICAÇÕES

Prejuízos para a vida acadêmica e laboral dos pacientes, dadas as interrupções provocadas pelos "ataques". Além de prejudicar sua vida familiar e social.


PROGNÓSTICO

Com o passar do tempo os episódios tendem a ser mais esparsos e menos intensos. Na maioria dos pacientes os episódios cessam na terceira década de vida.


BIBLIOGRAFIA

LIMA, Dênio and ZAGALO-CARDOSO, José Antônio. Síndrome de Kleine-Levin: caso clínico e dificuldades de diagnóstico. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2007, vol.29, n.3 [cited 2009-11-25], pp. 328-332.

REIMAO, RUBENS and SHIMIZU, MARISA H.. Kleine-levin syndrome: clinical course, polysomnography and multiple sleep latency test. Case report. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.3B [cited 2009-11-25], pp. 650-654 .

JUSTO, Luís Pereira; CALIL, Helena Maria; PRADO-BOLOGNANI, Sílvia A. and MUSZKAT, Mauro. Kleine-Levin syndrome: interface between neurology and psychiatry. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2007, vol.65, n.1 [cited 2009-11-25], pp. 150-152 .

Síndrome de Kleine-Levin: Revisión y caso clínico.

Manual de psiquiatría médica
. Por David P. Moore,James W. Jefferson, pp 59-60.


6 comentários:

COLETIVO ZONA NORTE disse...

CONHEÇA O NOSSO BLOG GOSTARIAMOS DE CONTAR COM VOCES EM NOSSOS EVENTOS EM SAO PAULO
ENTRE EM CONTATO PELO EMAIL ESTUDANDORARAS@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Na SKL pode haver sindrome do Pânico?

dicionariodesindromes disse...

Pode haver sintomas de pânico.

Anônimo disse...

Como pode ser feito um correto diagnóstico da SKL?
Só com a polissonografia em tempo de crise?

YnA disse...

tenho um caso semelhante com essa sindrime, vivo cansada, com sono,se deixar durmo direto horas chegam a ser umas 15 a 20 hs direto, e mesmo assim vivo cansada, fico muito irritada quando nao durmo bem(muito), nao me concentro bem com facilidade, tenho muita duficuldade em estudar, pois sempre da sono, ja fiz varios exames e nada apontou algum provavel motivo.
gostaria de uma opiniao para tentar solucionar esse problema. aguardo anciosa

Fab disse...

Tenho sintomas muito parecidos com essa doenca, durmo muito e as vezes dias, sou tachada pelas pessoas como preguicosa. Nunca consegui seguir projetos adiantes por isso. Entrei na faculdade de psicologia pra tentar entender o que acontece comigo, e cheguei a conclusao que tenho depressao pq nunca tinha ouvido falar dessa sindrome. Estou tomando fluoxetina e estou muito melhor mas ainda tenho dificuldades quando nao durmo no minimo umas 15 horas por dia. Fiquei muito feliz em saber que isso pode ser uma doenca e pode ser tratada, pois sonho em me tornar uma pessoa com vida normal. Tb gostaria de uma opiniao o que eu poderia fazer pra solucinar esse problema

Postar um comentário

Depois de postar, aguarde até a sua mensagem ficar on-line. Isto não ocorrerá imediatamente. Poderá levar até um dia. Não aceitamos comentários anônimos. Obrigada pela sua colaboração.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.