Síndrome de Fregoli


A síndrome caracteriza-se como uma condição na qual a pessoa acredita que um ou mais pessoas que lhe são familiares (conhecidas), usualmente perseguidores, repetidamente modificam sua aparência e passam a ocupar outros postos, por exemplo: de médico, carteiro, vendedor, etc. Portanto, para o portador da síndrome justificando como é possível ao seu perseguidor estar nos diversos ambientes dele, disfarçado.

É claramente uma idéia delirante de perseguição. Portanto espera-se encontrá-la em pessoas que estejam psicóticas: transtorno delirante persistente e principalmente esquizofrenias.

A síndrome recebeu este nome em homenagem ao ator italiano Leopoldo Fregoli, (1867-1936) capaz de em suas apresentações encenar desde um monólogo até uma ópera, sendo ele o único ator e cantor do espetáculo. Deu origem ao transformismo no teatro, tamanha a sua habiliadade para interpretar diversos personagens como ator e cantor.

É importante estabelecer um diagnóstico diferencial entre a Síndrome de Fregoli e a Intermetamorfose. Enquanto na primeira as pessoas modificariam apenas sua aparência física, seria um disfarce externo, na Intermetamorfose a transformação seria completa, isto é, também interna, transformando a personalidade também.

Vejamos então exemplos concretos dos dois tipos de delírios:
  1. Síndrome de Fregoli: se o perseguidor for um parente, um tio, o tio disfarça-se como irmão do portador de Fregoli, mas as características de personalidade continuam sendo do tio. Inclusive o portador do delírio de Fregoli saberá distinguir entre os trejeitos do irmão e como ele estaria se portando agora para justificar seu delírio.
  2. Já na Intermetamorfose o paciente acredita que o perseguidor passou também por uma metamorfose interna, transformando-se completamente na outra pessoa: sendo o tio o perseguidor ele teria se transformado fisicamente e psiquicamnete no irmão do paciente, passando a ficar absolutamente idêntico, em personalidade e trejeitos ao irmão. Mas de algum modo, o delirante diz que aquele não é originalmente seu irmão, mas sim o seu perseguidor transformado a fim de fazer-lhe algum mal.
Tanto a Síndrome de Fregoli quanto a Intermetamorfose, a Síndrome de Capgras, a Síndrome de Cotard e até a Síndrome de Clèrambault fazem parte das Síndromes de Má-Identificação (delusional misidentification syndrome).

Biliografia.
  1. Estudo sobre a estranha Síndrome de Capgras
  2. How Stuff Works

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de entender mais obre essa síndrome

Obrigada,

paolla

dicionariodesindromes disse...

OK Paolla.
Em breve estaremos atualizando este post. Somente peço-lhe que aguarde um pouco, em breve estaremos acrescentando muito mais informação.
Obrigada.

Anônimo disse...

gostariamos que esclarece-se ou aprofundasse mais sobre a sindrome de fregoli

dicionariodesindromes disse...

Periodicamente atualizamos todos os posts.
Fique de olho!

Postar um comentário

Depois de postar, aguarde até a sua mensagem ficar on-line. Isto não ocorrerá imediatamente. Poderá levar até um dia. Não aceitamos comentários anônimos. Obrigada pela sua colaboração.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.