Síndrome do Coração Partido


Conceito
A cardiomiopatia de Takotsubo (Síndrome de Takotsubo ou Síndrome da Armadilha do Polvo), uma nova síndrome cardíaca, caracteriza-se por disfunção transitória do ventrículo esquerdo com dor torácica, alterações eletrocardiográficas e liberação discreta de enzimas mimetizando infarto agudo do miocárdio.
Conhecida cientificamente como Acinesia Apical Transitória, sua imagem no cateterismo assemelha-se a das armadilhas utilizadas na pesca do polvo.
Os primeiros casos de Coração Partido surgiram no Japão no início dos anos 90. Em 2001, o primeiro estudo com 88 pacientes foi divulgado na Revista do Colégio Americano de Cardiologia e, após esta publicação, novos casos foram ralatados em outros países do ocidente.

Seu desencadeamento está ligado a alguns fatores bastante variáveis, sendo um deles o estresse. Todas as situações de estresse apresentam elevação das catecolaminas, que também podem ser causa de disfunção ventricular, como no feocromocitoma.


Etiologia
Apesar de a causa ser desconhecida, a estimulação simpática exagerada tem sido proposta como um fator central na fisiopatologia. Pacientes com takotsubo têm maiores níveis de catecolaminas que pacientes com infarto com a mesma classe Killip. Diferenças regionais na sensibilidade ou na inervação adrenérgicas devem explicar apresentações clínicas diferentes e alterações segmentares. Finalmente, algumas investigações têm sugerido que o espessamento septal é um fator primordial na fisiopatologia da síndrome pela divisão do ventrículo esquerdo, o que resulta em balonamendo no ápice, promovendo um disparo secundário para liberação adrenérgica.


Epidemiologia
Precipitada por forte estresse emocional, é mais comum em mulheres, com idade variando entre 60 e 75 anos.


Quadro Clínico
Os sintomas simulam um infarto agudo do miocárdio com dor no peito, menos intensa que o habitual, com alterações no eletrocardiograma e nas enzimas cardíacas. O ecocardiograma e a cinecoronariografia selam o diagnóstico, já que as artérias coronárias apresentam-se sempre normais, sem obstruções.
A reversibilidade da alteração contrátil do VE e a ausência de coronariopatia obstrutiva significativa são os aspectos marcantes para o diagnóstico, sendo que, em média, até o 18º dia do início dos sintomas observa-se o total restabelecimento da função ventricular, com variação de 3 a 50 dias.


Tratamento
Medidas de supote hemodinâmico.


Referências Bibliográficas

VASCONCELOS, Jayro Thadeu Paiva de et al .
Cardiomiopatia de Takotsubo: uma causa rara de choque cardiogênico simulando infarto agudo do miocárdio. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 85, n. 2, Aug. 2005.

LEMOS, Alessandra Edna Teófilo et al . Síndrome do coração partido (síndrome de Takotsubo). Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 90, n. 1, Jan. 2008.

A Síndrome do Coração Partido
. 2005.

Médicos tratam 'síndrome do coração partido' com sucesso. 2009.




0 comentários:

Postar um comentário

Depois de postar, aguarde até a sua mensagem ficar on-line. Isto não ocorrerá imediatamente. Poderá levar até um dia. Não aceitamos comentários anônimos. Obrigada pela sua colaboração.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.