Síndrome de Capgras


Também conhecida como Delírio de Capgras, Ilusão de Capgras e Paranóia de Capgras, foi descrita pela primeira vez em 1923 no boletim da Sociedade Clínica de Medicina Mental, na França, por Jean Marie Joseph Capgras e Jean Reboul-Lachaux, no artigo entitulado “L`illusion des sosies dans um délire systématisé chronique” (A ilusão dos sósias num delírio sistematizado crônico) e daí em diante a síndrome passou a ser reconhecida com o nome do primeiro autor (Capgras).

Caracteriza-se pelo paciente acreditar que um familiar próximo torna-se um impostor, um duplo, a despeito do reconhecimento de sua familiaridade na aparência e na conduta. Em decorrência da ideação delirante, esse “impostor” ou “duplo” possui um caráter persecutório.

Tais pacientes podem continuar convivendo com o “impostor” ou “duplo”, apesar de “secretamente saberem” que ele, ou ela, não é a pessoa que se diz ser.

Ocorre em ambos o sexos, apesar de inicialmente ter sido descrito apenas em mulheres.

O fenômeno de Capgras acompanha a doença de base do paciente, sendo gealmente de origem funcional e menos frequentemente de cusas orgânicas.

Entre as causas funcionais a mais frequente ainda é a Esquizofrenia, em especial o subtipo paranóide. Mas, os transtonos de humor também ocupam lugar de destaque nas doenças de base para ocorrência da Síndrome de Capgras.

Na verdade o percentual em que o Delírio de Capgras ocorre entre Psicoses orgânicas é maior que entre transtornos de humor. E os quadros orgânicos podem ser bastante variáveis: traumatismo craniano, deficiência de ácido fólico, alcoolismo, malnutrição, etc.. Sem que que haja nenhum marcador bioquímico específico.

Existem ainda muitas explicações psicodinâmicas aplicáveis, dado o fato de que somente ocorre o fenômeno com familiares. Mas, há uma tendências dos artigos mais recentes sobre o tema a tentar encontrar razões biológicas para a ocorrência do fenômeno.

BIBLIOGRAFIA

  1. Síndrome de Capgras: Relato de Caso e Revisão de Literatura
  2. Estudo sobre a estranha Síndrome de Capgras
  3. Lhermitte, Clérambault, Capgras, Frégoli... E Lacan: Ensaio sobre a história da gênese da idéia do Estádio do Espelho
  4. Síndrome de Capgras: Una revisión bibliométrica de la literatura, y análisis de casos clínicos publicados entre 2003-2008



0 comentários:

Postar um comentário

Depois de postar, aguarde até a sua mensagem ficar on-line. Isto não ocorrerá imediatamente. Poderá levar até um dia. Não aceitamos comentários anônimos. Obrigada pela sua colaboração.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.