Síndrome de Kandinsky-Clèrambault


A Síndrome de Kandinsky-Clèrambault leva este nome em homenagem aos dois psiquiatras que a descreveram em épocas e locais distintos.

Nesta síndrome seu portador acredita que sua mente esta sendo controlada por alguém ou por forças externas. O portador crê, portanto, que seu pensamento, suas sensações e seus comportamentos estão sendo controlados por outra pessoa, gerando o que se chama em psicopatologia "automatismos".

Assim, segundo o primeiro psiquiatra a descrever o fenômeno, Dr. Kandinsky na Rússia, poderia haver automatismos cognitivos, sensitivos e motores, combinados com delírios de influência física ou mental, tais como roubo ou inserção do pensamento.

Mais adiante, Dr. Clèrambault na França, dividiu os automatismos de modo semelhante em três tipos:
  1. Tipo associativo: inclui afrouxamento de associações, bloqueio do pensamento, fuga de idéias, delírios de influência, publicação do pensamento etc.
  2. Tipo sensitivo: delírios de influência física com sensações desagradáveis vindas de órgãos internos, provocadas por terceiros.
  3. Tipo motor: envolve o delírio de que outra pessoa é responsável por movimentos e ações.
Esta síndrome é frequentmente observada no contexto das Esquizofrenias.


HISTÓRICO

Várias descobertas científicas dependem do acaso, outras da dedicação, a descrição desta síndrome por Dr. Victor Khrisanfovich Kandinsky, que inicialmente era um clínico, é fruto da obstinação deste médico que ao adoecer mentalmente, reconheceu-se psicótico e foi hospitalizado. Da sua experiência de adoecimento extraiu o interesse pela psiquiatria e descreveu os fenômenos psicóticos que vicenciou. A partir de sua própria experiência como paciente e da observação destes mesmos fenômenos em outros doentes foi capaz de reconhecer os sintomas que descreveu então como a entidade nosológica que ficou conhecida entre os russos como Síndrome de Kandinsky.

Mais adiante, na França, Dr. Gaëtan Gatian de Clerambault também descreveu a mesma doença, mas os franceses a chamavam então de Síndrome de Clèrambault (hoje nome dado à Erotomania). Em 1927 outro psiquiatra russo, Dr Epstein reuniu os dois nomes e deu o nome atual -
Síndrome de Kandinsky-Clèrambault.


BIBLIOGRAFIA
  1. The Misidentification of Clerambault’s and Kandinsky-Clerambault’s Syndromes. Can J Psychiatry 2001;46:441-443.
  2. Victor Kandinsky, M.D., 1849–1889. Am J Psychiatry 163:2, February 2006.


0 comentários:

Postar um comentário

Depois de postar, aguarde até a sua mensagem ficar on-line. Isto não ocorrerá imediatamente. Poderá levar até um dia. Não aceitamos comentários anônimos. Obrigada pela sua colaboração.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.