Síndrome do Esmagamento


A Síndrome do Esmagamento recebe diversas outras denominações: Síndrome Compartimental, Síndrome de Compressão Muscular, Síndrome de Necrose Muscular, Síndrome Mio-Metabólico-Nefropática, Rabdomiólise Traumática, Isquemia de Volkmann.

A grande quantidade de denominações deve-se ao fato de que alguns destes nomes surgiram a partir de situações diferentes que provocam as mesmas consequências ou ainda, ao fato de que algumas destas denominações descrevem a fisiopatologia da doença, isto é, os fenômenos de desequilíbrio que ocorrem no corpo durante a síndrome.

Esta Síndrome inicialmente foi descrita em 1909, após o terremoto de Messina (Itália) e durante a primeira guerra mundial. Em língua inglesa sua primeira descrição foi em 1941.

A Síndrome de Esmagamento é descrita como um conjunto de manifestações sistêmicas resultantes da lesão à célula muscular devida a pressão ou esmagamento, estas ações mecânicas provocam inicialmente ISQUEMIA (sofrimento até a morte - gangrena - do tecido, por falta de oxigenação adequada), por isto ganhou o nome Síndrome Compartimental.

Nestes casos se aos tecidos for novamente permitido serem irrigados, enquanto forem viáveis, se houver uma DESCOMPRESSÃO
do local (abertura cirúrgica do membro, revascularização, retirada de tecidos gangrenados), será possível minimizar os outros eventos danosos da síndrome.

Caso contrário, seguem-se outros eventos graves para o organismo:
  1. Necrose muscular - morte do tecido muscular com liberação de mioglobina (proteína responsável pela formação dos músculos).
  2. A mioglobina irá acumular-se nos rins e provocar IRA (Insuficiência Renal Aguda).
  3. Liberação de substâncias tóxicas pelo tecido necrótico - citocinas.
  4. Alterações hemodinâmicas (circulatórias), etc.
  5. Óbito.
Trata-se de uma Síndrome grave que pode decorrer de:
  • Traumatismos
  • Acidentes com animais peçonhentos
  • Infecções graves
  • Compressão pelo próprio peso do corpo: pessoas acamadas.

PROGNÓSTICO

Depende da:
  • força e duração da compressão
  • dimensão do músculo afetado
  • precocidade do diagnóstico e da tomada de medidas terapêuticas
Trata-se de uma condição médica grave e potencialmente fatal.


BIBLIOGRAFIA
  1. AZEVEDO, Rita C. Vianna de et al . Fator de inibição da migração de macrófagos e interleucina-6 na síndrome de esmagamento: analogia com gravidade? Relato de casos. Rev. bras. ter. intensiva, São Paulo, v. 19, n. 4, Dec. 2007 .
  2. ABRAO, Maria Angélica et al . Rabdomiólise em paciente obeso mórbido submetido a gastroplastia redutora e durante revascularização de membro superior em paciente pediátrico: relato de casos. Rev. Bras. Anestesiol., Campinas, v. 56, n. 1, Feb. 2006.
  3. Síndrome de Compressão dos Compartimentos Osteofaciais e seu Tratamento: a Fasciotomia.
  4. Alterações Cardiocirculatórias, Respiratorias e Urinarias durante Laminectomia em Decubito Ventral. Relato de Caso.
  5. Contratura Isquêmica de Volkmann.


0 comentários:

Postar um comentário

Depois de postar, aguarde até a sua mensagem ficar on-line. Isto não ocorrerá imediatamente. Poderá levar até um dia. Não aceitamos comentários anônimos. Obrigada pela sua colaboração.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.